Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Existem várias formas para conseguir identificar o período fértil. Veja aqui como!
Ter um ciclo irregular não é o fim do mundo! Mas há mulheres convencidas que, por terem ciclos menstruais irregulares, não podem identificar o seu dia fértil.
Esta ideia é completamente errada!
Quando se tem um ciclo irregular, há que aprender a conhecer o seu corpo e a identificar os sinais que permitem identificar o período fértil, única altura do ciclo menstrual que permite engravidar.
Para mais informações leia. É possível engravidar fora do período fértil?
Para mais informações leia. É possível engravidar fora do período fértil?
TER UM CICLO IRREGULAR NÃO IMPEDE A MULHER DE IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL.
Aqui mesmo no ficargravida.com já analisamos várias formas da mulher com um ciclo menstrual irregular identificar o seu período fértil. Experimente uma ou várias formas combinadas.
1- CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL
Mesmo tendo ciclos irregulares é possível calcular o período fértil. Para isso, há que considerar o ciclo mais curto e o mais longo dos últimos 6 meses (pelo menos). Ao ciclo mais pequeno deve-se subtrair 17. O resultado representa o dia em que se deve começar a ter relações sexuais para engravidar. Ao ciclo mais longo deve subtrair-se 12. O resultado representará o último dia de treinos. Assim, por exemplo, considerando uma mulher que tenha tido, nos últimos seis meses, como ciclo mais curto um ciclo de 26 dias e, como ciclo mais longo, 31 dias:
26-17= 9
31-12= 19
Esta mulher deve manter relações, em dias alternados, entre o 9º e o 19º dia de ciclo.
Para informações mais detalhadas consulte:
2 - IDENTIFICAR O PERÍODO FÉRTIL ATRAVÉS DA MUDANÇA DE ASPECTO DA SALIVA SECA
Como vimos no artigo Teste caseiro de ovulação é possível realizar em casa um teste de ovulação super fiável. Basta que analise diariamente, através de um daqueles microscópios de brincar, a sua saliva depois de seca. Durante e logo após a menstruação, a saliva tem um aspecto de areias ou cristais soltos. Cerca de 7 dias antes do período fértil o aspecto começa a mudar. 3 a 4 dias antes da ovulação (período fértil) os cristais juntam-se e formam algo parecido com a folha de uma samambaia. Dois dias após a ovulação o aspecto da saliva seca volta ao aspecto de areias soltas.
É um método muito simples mas muito eficaz!
Para mais informações leia: Teste caseiro de ovulação
Se quiser, pode, simplesmente comprar um teste de ovulação (saliva) que utiliza o mesmo princípio: o Método de arborização: identificação do período fértil pela saliva
[post_ads]
3- REGISTAR A TEMPERATURA BASAL
Pode também identificar o seu período fértil através do registo da temperatura basal. A temperatura basal é a temperatura do corpo em absoluto repouso. Deve ser medida de manhã, logo ao acordar, antes mesmo de sentar, falar, beber ou comer algo. Se medir a sua temperatura ao longo de todo o ciclo, poderá verificar quando ocorreu a ovulação: cerca de 24 a 72 horas após a ovulação a temperatura sobe e mantém-se elevada por, pelo menos, 4 dias. Como é que isto pode servir para uma mulher com ciclo irregular? Se fizer o registo ao longo de alguns meses, poderá verificar quando é que a ovulação costuma ocorrer. Então, uns dias antes (cerca de 5 dias antes) deve começar a ter relações com o intuito de conceber um filho. Logo que registe 3 dias consecutivos de subida de temperatura saberá que nesse ciclo já não é possível conceber porque, como vimos no artigo O óvulo só poder ser fecundado durante 24 horas, o óvulo só está disponível para ser fecundado entre 12 a 24 horas após a ovulação. Como a temperatura basal só sobe 24 a 72 horas após a ovulação, sabemos que, após 3 dias consecutivos de temperatura em alta, a ovulação ocorreu há alguns dias atrás; por isso, já não é possível conceber.
Para mais informações sobre este tema, leia: Temperatura Basal
4 - ANALISAR O MUCO CERVICAL
O muco cervical muda de aspecto durante o ciclo. Uns dias antes da ovulação ocorrer, é possível observar o chamado muco clara de ovo, que indica que a ovulação está próxima (período fértil). Este muco é muito aquoso e tem a função de tornar mais fácil a passagem dos espermatozóides. Sendo mais líquido, eles conseguem mover-se melhor e chegar, mais facilmente, às trompas de falópio onde poderão fecundar o óvulo. Este muco é também muito elástico. Atinge a sua máxima elasticidade cerca de 1 dia antes da ovulação. Após a ovulação, o muco torna-se mais espesso e gelatinoso. Por isso, se observar com cuidado as alterações do muco ao longo do ciclo poderá ser capaz de identificar os dias férteis.
Para mais informações, consulte:
Boa sorte!