Sabia que o corpo da mulher envia vários sinais quando está no período fértil? Sabe quais são e como identicá-los? A maioria das mulheres não sabe... Vamos começar a prestar atenção ao nosso corpo?
Ovulação, período fértil, muco cervical... A verdade é que a grande maioria das mulheres só toma um verdadeiro contacto com estes conceitos quando decide engravidar. Até lá, grande parte delas desconhece exactamente quando é o seu período fértil e a sua ovulação. Lembra-se daquele estudo de que falámos aqui que comprovou que mais de metade das mulheres não sabe quando é o seu período fértil (ou acha que sabe mas está enganada)?
As nossas avós eram experts na identificação da ovulação e do período fértil... Mas, a chegada dos métodos de controle da natalidade como a pílula, o preservativo (camisinha), o preservativo feminino, o DIU, entre tantos outros métodos que existem na actualidade veio simplicar a vida dos casais que querem evitar uma gravidez. Por essa razão, nós mulheres, acabamos por deixar de controlar o nosso ciclo, de saber como funciona e deixámos, também, de prestar atenção aos sinais que o nosso corpo nos dá quando está a ovular.
Aliás, essa foi uma das razões que me levou a criar esse blog...
O nosso corpo envia-nos muitos sinais quando vai ovular. Só temos que estar atentas, prestar atenção e ouvir o nosso corpo!
Quais são os sintomas do período fértil e da ovulação?
Antes de começar a enumerar os três sintomas mais comuns, quero relembrar que o período fértil não ocorre sempre nos mesmos dias do ciclo menstrual para todas as mulheres. Ele pode ocorrer logo a seguir à menstruação, uns dias depois de terminar a menstruação ou muitos dias depois de terminar a menstruação. Isso depende do tamanho do ciclo da mulher. Para mais informações sobre este assunto sugiro a leitura de:
Comecemos então!
Líbido aumentada
Acredite ou não, este é um dos sintomas mais comuns... Muitas mulheres, dois ou três dias antes da ovulação, apresentam uma maior predisposição (ou seja, um maior desejo) para ter relações com o seu parceiro - a isso se chama líbido aumentada. Quando sentir a sua líbido em alta, coloque a questão: será possível estar no período fértil?
É claro que o período fértil não é a única causa de líbido aumentada na mulher. Mas acredite, pode ser um sinal forte de que a sua ovulação está para acontecer. É mais um sinal da Mãe Natureza de que, também nós, seres humanos, somos comandados por ela, por mais que a gente ache que somos racionais demais para isso...
Para mais informações leia:
Muco clara de ovo e a sensação de maior humidade
[post_ads]
Mais ou menos na mesma altura em que se regista este aumento da líbido na mulher, ou seja, cerca de 3 dias antes da mulher ovular, surge o muco clara de ovo. Durante todo o ciclo a mulher tem maior ou menor quantidade de secreção vaginal (ou muco) que varia também em densidade. Durante o período fértil, esse muco ganha o aspecto de uma clara de ovo. Fica bem mais líquido do que no resto do ciclo, por isso é que, muitas vezes, a mulher se sente mais húmida nestes dias. Porque razão o muco fica mais líquido? Não podemos esquecer que a forma que os espermatozóides têm de se mover é nadando... E claro que, quanto mais líquido for o muco cervical (ou secreção vaginal), mais facilmente eles se vão poder deslocar até às trompas, local onde pode ocorrer a fecundação.
A quantidade de muco tende a ser maior no dia da ovulação.
Nas outras alturas do ciclo, o muco pode ser praticamente inexistente ou ter uma consistência muito mais densa, o que torna a viagem dos espermatzoides muito difícil ou quase impossível.
Para mais informações leia:
Leve dor na região pélvica (Fisgadas no pé da barriga)

Os ovários ficam mesmo ao lado do útero que, por sua vez, se situa cerca de 6 cm abaixo do umbigo. Por isso, quando sentir uma ligeira pontada nessa zona do corpo, já sabe: considere a possibilidade de estar a ovular.
Lembre-se: esta dor da ovulação é uma dor leve, uma pontada, apenas. Se sentir dores fortes deve procurar o seu ginecologista porque poderá ser sinal de algum problema que exija atenção do seu médico.
Estes são os sintomas mais comuns. Acha que é capaz de identificá-los?