Hoje, vamos deitar por terra 5 mitos associados a infertilidade masculina!
A Infertilidade Masculina é um assunto sobre o qual ainda existem muitas dúvidas e mitos associados.
Há poucos dias, fizemos uma entrevista ao Dr. Rogério Leão e muitas dúvidas ficaram esclarecidas.
Recomendamos a leitura de:
Entrevista ao Dr. Rogério Leão sobre Infertilidade Masculina
Hoje, vamos deitar por terra 5 mitos associados a infertilidade masculina!!
Há poucos dias, fizemos uma entrevista ao Dr. Rogério Leão e muitas dúvidas ficaram esclarecidas.
Recomendamos a leitura de:
Entrevista ao Dr. Rogério Leão sobre Infertilidade Masculina
Hoje, vamos deitar por terra 5 mitos associados a infertilidade masculina!!
CRENÇA Nº1: FERTILIDADE E VIRILIDADE ESTÃO LIGADOS. MENTIRA
Muitos homens (e mulheres também) associam o conceito de infertilidade à impotência, o que é absolutamente falso. Infertilidade não tem nada a ver com virilidade!
Essa é uma das razões porque ainda é difícil convencer um homem a fazer um espermograma, por exemplo, ou mesmo a fazer uma consulta com um especialista em infertilidade.
Também é importante que os homens percebam que, no Brasil, a infertilidade atinge 1 em cada 5 casais. É um problema bastante comum!
CRENÇA Nº2: SE O HOMEM JÁ TEM FILHOS ENTÃO O PROBLEMA É COM A MULHER. MENTIRA
Mesmo que o homem já tenha filhos de relações anteriores, ele pode ter desenvolvido, entretanto, algum problema que o impeça de conseguir produzir espermatozóides saudáveis. O problema podia até já existir anteriormente mas num estádio menos grave e não ter interferido, na altura, com a sua capacidade reprodutiva. Por isso, quando o casal está com problemas para conseguir engravidar, ambos devem fazer testes de fertilidade para despistar possíveis problemas.
CRENÇA Nº 3: EXISTEM MAIS MULHERES INFÉRTEIS DO QUE HOMENS. MENTIRA
Na verdade, a percentagem de mulheres e homens inférteis é exatamente igual! Por isso é que tantos especialistas contestam o facto de ser apenas a mulher a ser chamada a fazer testes de fertilidade (por vezes muitos invasivos) sem sequer considerarem testar o casal.
[post_ads]
Crença nº 4: Consultar um especialista é sempre caro. MENTIRA
Na verdade a consulta não é cara. O que pode ser caro são os tratamentos que vão ser necessários posteriormente. Mas isso vai depender do tratamento escolhido/necessário! Há tratamentos que não são caros, outros que, efetivamente, são. Mas lembrem-se que podem sempre recorrer a um hospital público!
O que é importante é fazer a consulta com um especilaista em infertilidade e tentar conseguir um diagnóstico para o problema do casal, isto é, perceber exatamente porque é que não conseguem engravidar. Identificado o problema, poderão conseguir as respostas de que estavam à procura.
CRENÇA Nº 5: A IDADE DO HOMEM NÃO INTERFERE NA SUA CAPACIDADE REPRODUTIVA. MENTIRA
É certo e sabido que a idade da mulher interfere muito na sua capacidade de conceber um filho. A partir dos 35 anos, a qualidade dos seus óvulos decai. Mas quase todo o mundo pensa que a idade não interfere na capacidade reprodutiva do homem. Isso não é verdade!
A questão é que essa perda de capacidade não é tão marcante como na mulher porque ela não é definitiva; apenas diminui! Mas existe uma relação entre a idade do homem e as suas capacidades para conceber um filho.
Sugerimos a leitura de :
Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?