Terceira Parte da entrevista ao Dr. Rogério Leão (especialista em Medicina de Reprodução) sobre Infertilidade Masculina.
Terceira Parte da Entrevista sobre Infertilidade Masculina com o Dr. Rogério Leão, especialista em Medicina de Reprodução, Ginecologia e Obstetrícia no IPGO - Centro de Reprodução Humana.
FG: Fumar prejudica a produção de espermatozoides saudáveis? E as drogas? E o álcool?
DRL: Drogas recreativas como cigarro, bebida alcoólica e maconha põem em risco a fertilidade masculina. Estudos têm demonstrado que fumar mais do que 20 cigarros por dia leva a alterações da concentração e da motilidade dos espermatozóides.
O mesmo ocorre para aqueles que fumam crack ou utilizam LSD, heroína, ecstasy e cocaína. O álcool em excesso está associado à queda da testosterona e diminuição do volume do sêmen. Além disso, todas essas drogas prejudicam aumentam a fragmentação do DNA do espermatozoide.
FG: Considera que um estilo de vida saudável é fundamental para a fertilidade masculina? Que conselhos tem para os nossos leitores?
DRL: Atividade física regular, diminuir álcool e cortar cigarro, além de manter peso adequado são benéficos. Além disso, alimentação pode ajudar também.
[post_ads]
Alta ingestão de gordura trans está associada à queda na fertilidade, tanto masculina quanto feminina, enquanto ingestão de ômega 3 está relacionada à melhora. Gordura trans está presente em carne vermelha, leite e derivados, que devem ser evitados. O ômega 3 está presente em peixes, frutos do mar, amêndoas, nozes e óleos vegetais (como canola, algodão, linhaça e oliva).
Alimentos ricos em vitamina C (como frutas cítricas) e vitamina E (sementes de abóbora, abacate, salmão) também são bem-vindos por suas propriedades anti-oxidantes levando à melhora da qualidade dos espermatozoides. A ingestão de ácido fólico (presentes em folhas verdes) é também importante.
FG: Quando um casal decide ter um filho, por norma, a mulher começa logo a ter alguns cuidados para preparar o seu corpo para a maternidade. Acha que o homem também deve ter algum cuidado especial nesta fase? Se sim, quais?
DRL: Alem de todas as dicas da questão anterior, outro ponto importante é não usar lubrificantes, mesmo a base de água, que podem prejudicar a motilidade dos espermatozoides.
Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também realizou residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia e mestrado. Fez especialização em Endoscopia Ginecológica no Hospital Pérola Byington e em Infertilidade Conjugal na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente é médico assistente na área de ginecologia, obstetrícia e medicina da reprodução do IPGO, em São Paulo/SP e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
Você já curtiu o Ficargravida.com no Facebook?