Mulheres com excesso de peso têm maior probabilidade ter dificuldades para engravidar e maior risco de aborto. Veja aqui porquê!
Já não é novidade para ninguém que o excesso de peso é prejudicial à saúde, uma vez que está associado a inúmeras patologias como problemas cardíacos, diabetes, artrite, apneia do sono, etc. Mas poucas mulheres têm consciência que o excesso de peso tem um impacto muito negativo na sua fertilidade!
O que isto quer dizer é que muitas mulheres com excesso de peso têm dificuldades em engravidar.
É um número impressionante este: quase metade das mulheres que têm problemas em engravidar têm excesso de peso!
O que isto quer dizer é que muitas mulheres com excesso de peso têm dificuldades em engravidar.
QUASE METADE DAS MULHERES COM DIFICULDADE EM ENGRAVIDAR TÊM EXCESSO DE PESO
É um número impressionante este: quase metade das mulheres que têm problemas em engravidar têm excesso de peso!
E o problema é que muitos casais que têm problemas em engravidar nem imaginam que a razão dessa dificuldade pode residir apenas no excesso de peso...
Segundo uma recomendação do National Institute for Health Care Excellence, Mulheres com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 deveriam ser informadas pelo seu médico de que é provável que demorem mais tempo a engravidar ou que tenham mais problemas em consegui-lo. Recomenda também que as mulheres devem ser informadas de que se perderem peso as probabilidades de conceber com sucesso aumentam bastante.
QUAL A RELAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE EXCESSO DE PESO E INFERTILIDADE?
A obesidade é uma das causas de disfunção menstrual, que pode causar menstruações irregulares ou com intervalos maiores do que 35 dias (oligomenorreia), ausência de ovulação e até sangramento disfuncional do útero. Mas, mesmo que a mulher mantenha menstruações regulares, a sua capacidade reprodutiva é seriamente afetada no caso de excesso de peso e obesidade.
O ciclo menstrual da mulher implica uma complexa interacção entre vários hormônios (hormonas, em Português de Portugal) que controlam a ovulação e o desenvolvimento do endométrio. O excesso de peso e obesidade perturbam seriamente o equilíbrio hormonal.
Para além de todas estas questões, o excesso de peso também está diretamente relacionado com uma incidência maior de aborto.
PERDER PESO PARA ENGRAVIDAR
Perder peso pode significar a recuperação das capacidades reprodutivas... Por isso, se quer engravidar e tem excesso de peso, talvez tenha encontrado agora a razão e a motivação que lhe faltavam para perder alguns kg.Fazer uma consulta de nutrição é o melhor caminho porque a perda de peso é muito mais eficaz e duradoura quando feita com supervisão de um profissional.
Leia também: Eu quero engravidar... por isso vou te que perder peso