Já ouviu falar de muco clara de ovo? Pois é! É um grande aliado quando se pretende engravidar. Aprenda a identificá-lo para determinar o período em que ocorre a sua ovulação.
Durante o ciclo menstrual da mulher, há vários tipos de secreção vaginal. O muco cervical é um tipo de secreção e pode ser um grande aliado na identificação do período fértil.
Já aqui falamos de várias formas de identificação do período fértil:
Hoje vamos falar,de forma mais detalhada, sobre o muco cervical que é uma secreção vaginal eliminada pelo colo uterino por acção do estrogénio.
COMO É QUE A OBSERVAÇÃO DO MUCO CERVICAL PODE AJUDAR A ENGRAVIDAR?
Durante o ciclo menstrual da mulher, o muco cervical vai-se alterando: muda a quantidade, a textura e a cor. Observando essa transformação, poderemos identificar o período fértil .
E quais são,então, essas mudanças? É isso que vamos hoje explicar, com detalhes, para que seja fácil identificar as diferenças. Vamos por partes!
Em primeiro lugar, a primeira coisa que ocorre no ciclo é a menstruação: durante alguns dias a mulher tem um sangramento normal que - como vimos no artigo Ciclo menstrual - tem a função de limpar o útero, eliminar o óvulo não fertilizado e preparar uma possível gravidez no ciclo seguinte.
A seguir à menstruação, o mais provável é que a mulher se sinta "seca", graças à quase ausência de secreção vaginal. Depois, segue-se, normalmente, um período em que sai uma secreção mais opaca, não muito abundante.
O GRANDE ALIADO: MUCO CLARA DE OVO
Nesta altura do ciclo poderá sentir a sua roupa interior mais húmida ou até ligeiramente molhada. Este muco, sendo mais líquido, permite que os espermatozóides consigam "nadar" melhor, favorecendo, assim, a sua subida até à entrada das trompas. O ambiente da vagina é demasiado ácido para os espermatozóides: se eles permanecem muito tempo dentro da vagina terão uma morte certa. O muco clara de ovo facilita a sua subida até ao útero. Nesse ambiente eles poderão sobreviver muito mais tempo (3 dias em média se bem que alguns podem sobreviver até 7 dias). Para mais informações consulte: Quantos dias sobrevive o espermatozóide dentro do corpo da mulher?
[post_ads]
ATENÇÃO: CICLOS CURTOS!
Por isso, se tem um ciclo curto, esteja atenta logo a seguir à menstruação!
E A SEGUIR AO MUCO CLARA DE OVO?
A seguir ao muco clara de ovo surge um outro tipo de muco cervical: um muco muito mais gelatinoso, de cor opaca e de textura mais densa. É parecido com a textura de um normal leite corporal ou até mesmo da gelatina. A cor pode ser esbranquiçada ou até amarelada.
Como é muito cremoso não ajuda os espermatozóides a movimentarem-se, de modo que eles acabam por morrer no ambiente ácido da vagina. Mesmo que consigam subir, já não existirá nenhum óvulo nas trompas de falópio disponível para ser fecundado.
Muitas mulheres pensam que este é o muco fértil por ter uma aparência elástica. De facto, este muco parece mais gelatinoso ou cremoso. Mas, se colocar o muco entre os dedos e tentar afastar os dedos, o muco quebrará imediatamente. A elasticidade é muito reduzida.
COMO OBSERVAR O MUCO
Muco Clara de Ovo: Foto: in Wikipédia |
A melhor forma de observar o muco é logo de manhã, após a primeira urina do dia. Com as mãos bem lavadas, insira o dedo médio na vagina e tente alcançar o colo do útero (o mais alto que conseguir). Retire o dedo e observe o muco que vem junto. Se esfregar suavemente o dedo médio no polegar e depois abrir bem os dedos poderá avaliar a elasticidade do muco. Se for capaz de abrir bem os dedos sem que o muco se parta (pelo menos 5 cm) - e se este for transparente e aquoso - estará no seu período fértil!
Leia também: Muco clara de ovo aparece antes da ovulação
Boa sorte!
Leia também: Muco clara de ovo aparece antes da ovulação
Boa sorte!