Calcular o período fértil é extremamente importante para quem quer engravidar. saiba aqui algumas verdades e mentiras sobre este tema...
Existem muitos mitos espalhados pela nossa sociedade em relação ao período fértil. A internet - com a livre circulação de informação (certa e errada) - ajudou a perpetuar algumas mentiras e ideias. Aliás, essa foi a razão da criação deste blog: também eu tinha algumas ideias erradas e, com algumas pesquisas, verifiquei que havia muita gente enganada por aí...
Neste artigo vamos conhecer as verdades e mentiras sobre o período fértil.... espero que, depois desta leitura, fiquem um pouco mais seguras sobre esta temática.
O óvulo está apenas disponível para ser fecundado durante cerca de 12 a 24 horas! Por isso é tão importante manter relações em dias alternados, durante o período fértil, assegurando que existam sempre espermatozóides à espera do óvulo (porque os espermatozóides sobrevivem cerca de 3 dias dentro do corpo da mulher).
Neste artigo vamos conhecer as verdades e mentiras sobre o período fértil.... espero que, depois desta leitura, fiquem um pouco mais seguras sobre esta temática.
A MULHER PODE ENGRAVIDAR EM QUALQUER ALTURA DO CICLO MENSTRUAL: MENTIRA
Só é possível engravidar durante o período fértil. A concepção só é possível se houver fecundação do óvulo pelo espermatozóide. A ovulação - altura em que o ovário liberta o óvulo (leia: O que é o óvulo?)- ocorre apenas num período específico do
ciclo menstrual. E só nesse período a fecundação será possível. Durante o resto do ciclo, mesmo que existam espermatozóides nas trompas de falópio (local onde se dá a fecundação), não existirá qualquer óvulo para ser fecundado.
Para mais informações leia: É possível engravidar fora do período fértil?
A OVULAÇÃO OCORRE A MEIO DO CICLO MENSTRUAL: MEIA VERDADE
Para a maioria das mulheres essa afirmação não fica longe da verdade. Mas, peca por falta de exatidão e pode levar a erros graves de cálculo dos dias férteis. Mas há muitas mulheres para as quais esta afirmação é mentira. Isto porque, tendencialmente, o dia previsto de ovulação é 14 dias antes do dia previsto para o regresso da menstruação.
[post_ads]
Vamos a um exemplo? Para uma mulher com um ciclo de 35 dias, por exemplo, o dia previsto de ovulação é o 21º dia; mas o meio do seu ciclo é no 17º dia de ciclo... ou seja, neste caso, é absolutamente mentira... No caso de uma mulher que tem um ciclo de 27 dias, o dia previsto de ovulação é o 13º dia, assim como o meio do ciclo que também é no 13º dia: neste caso, a afirmação é verdadeira.
Para mais informações leia:
O ÓVULO PODE SER FECUNDADO DURANTE TODOS OS DIAS DO PERÍODO FÉRTIL: MENTIRA
Para mais informações leia:
O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas
O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas
SE UMA MULHER TIVER RELAÇÕES NO PERÍODO FÉRTIL ENGRAVIDA. MENTIRA
Um casal que mantenha relações durante o período fértil tem apenas 30% de hipótese de conseguir engravidar. É normal um casal demorar cerca de um ano a engravidar. Isto porque o óvulo nem sempre aceita os espermatozóides disponíveis; outras vezes, o corpo acaba por rejeitar um óvulo fecundado quando não há garantias de viabilidade da gravidez (por erro na divisão celular, por exemplo). Nesses casos, a maioria das mulheres nem sabe que esteve grávida...
Para mais informações leia:
A NIDAÇÃO SÓ OCORRE QUANDO HÁ GRAVIDEZ . VERDADE
A Nidação é o processo pelo qual o óvulo se implanta (ou seja, se agarra) ao útero. Isto só ocorre quando há gravidez, uma vez que é o próprio embrião em formação que liberta uma hormona (o HCG) que impede o corpo de menstruar, dando - desta forma- hipótese ao óvulo de se implantar no útero.
Para mais informações consulte:
O que é Nidação? Quais são os sinais?
O que é o HCG?
Teste de gravidez: quando fazer e como funcionam?
O que é Nidação? Quais são os sinais?
O que é o HCG?
Teste de gravidez: quando fazer e como funcionam?