Já aqui escrevemos uma série de artigos sobre toxoplasmose, uma infecção causada pelo parasita toxoplasma gondii e que, apesar de inofensiv...
Já aqui escrevemos uma série de artigos sobre toxoplasmose, uma infecção causada pelo parasita toxoplasma gondii e que, apesar de inofensivo para um adulto, pode causar lesões graves no feto, caso a mãe seja infetada durante a gravidez.
Toxoplasmose: como se contrai
Sintomas de toxoplasmose
Quando a grávida é infetada por toxoplasmose
Como evitar a toxoplasmose
A TREINANTE DEVE TER CUIDADO PARA EVITAR A TOXOPLASMOSE?
Sim, claro. Como vimos em Quando a grávida é infetada por toxoplasmose, as lesões no feto causadas pelo toxoplasmo gondii são bem mais graves no primeiro trimestre.
Por isso, a partir do momento em que a grávida começa a tentar engravidar, deve ter os mesmos cuidados que teria se já estivesse grávida para não contrair toxoplasmose.
Ver:
Toxoplasmose: como se contrai
Como evitar a toxoplasmose
Por isso, a partir do momento em que a grávida começa a tentar engravidar, deve ter os mesmos cuidados que teria se já estivesse grávida para não contrair toxoplasmose.
Ver:
Toxoplasmose: como se contrai
Como evitar a toxoplasmose
PARECE-LHE EXAGERADO TER CUIDADOS TÃO CEDO, MESMO ANTES DE ENGRAVIDAR?
Então, vamos refletir um pouco sobre o assunto:
Uma mulher que está a tentar engravidar só sabe se está efetivamente grávida, no mínimo, cerca de duas semanas após a concepção... às vezes só descobre bem mais tarde.
[post_ads]
Isto significa que o bebé tem, no mínimo, duas semanas de vida quando a mulher descobre a gravidez... Não acha que tem de o proteger desde o primeiro momento?
Obviamente, é uma pressão acrescida... Mas, se a mulher, quando decide engravidar, tem, também, de parar de fumar, de parar de beber, de tomar ácido fólico para evitar más formações do tubo neural do embrião e iodo para assegurar um bom desenvolvimento do sistema nervoso do embrião, porque não ter cuidado também com a toxoplasmose? Afinal, a mulher estará a zelar pela vida e saúde do seu filho.
CONSULTA PRÉ-CONCEPCIONAL
Porque é importante ter cuidados desde cedo, na consulta pré-concepcional, o obstetra pede uma análise ao sangue, na qual vai ser identificada, entre outras, a imunidade da mulher à toxoplasmose (para mais informações, consulte Consulta pré-concepcional). A partir desse momento, se a mulher não é imune à infeção, deve passar a tomar alguns cuidados básicos para evitar o contágio pelo toxoplasma gondii.
Alguns especialistas recomendam que todas as grávidas devem ter cuidado durante a gravidez, mesmo sendo imunes. Isto porque já foram identificados alguns casos em que a doença se manifestou duas vezes na mesma mulher. Ou seja, uma mulher que, segundo as análises, era imune, voltou a contrair a doença. Apesar destes casos serem raros, por precaução, alguns especialistas recomendam que a mulher tenha alguns cuidados básicos. Afinal os cuidados para evitar toxoplasmose são bastante simples e básicos.