Muitas mulheres têm receio que a toma da pílula - por vezes - durante períodos prolongados - venha a influenciar a sua fertilidade e a prejudicar - ou mesmo a impedir - as suas hipóteses de gerar um filho.
Tomar anti concepcional oral - ou a pílula - é algo comum para a maioria das mulheres nos dias de hoje. Porque não querem engravidar, tomam a decisão - madura e responsável - de tomar a pílula para evitar uma gravidez indesejada, numa altura em que ainda não se sentem preparadas para ser mães.
Quando chega a altura de ter filhos há que parar com este anti-concepcional (pílula). Muitas mulheres têm receio que a toma da pílula - por vezes - durante períodos prolongados - venha a influenciar a sua fertilidade e a prejudicar - ou mesmo a impedir - as suas hipóteses de gerar um filho.
QUEM TOMOU A PÍLULA NO PASSADO TEM MENOS PROBABILIDADE DE ENGRAVIDAR?
Não! Isso é um mito. Não há nenhum estudo científico que comprove que a pílula tem interferência na fertilidade da mulher. Aliás, este anti concepcional é muitas vezes receitado por médicos para controlar o síndrome de ovários poliquísticos - ou policísticos (SOP) -, de forma a regular o ciclo menstrual da mulher e a controlar o seu funcionamento.
Pelo contrário, muitas mulheres engravidam imediatamente a seguir à paragem da pílula, outras engravidam até mesmo tomando a pílula - porque se esquecem de uma das tomas diárias.
Algumas mulheres referem que, após a toma da pílula, demoraram muito tempo a conseguir engravidar. Mas isto não tem necessariamente a ver com este tipo de anti-concepcional. Não há garantias de conseguir engravidar logo nos primeiros ciclos, quer a mulher tenha tomado pílula anteriormente ou não. Um casal sem problemas de infertilidade pode demorar até cerca de um ano a conseguir engravidar. Recomendamos a leitura de: Quanto tempo uma mulher demora a engravidar?
ATRASO MENSTRUAL NO PRIMEIRO CICLO SEM PÍLULA
É importante perceber que, quando se pára a pílula, os primeiros ciclos poderão não ter, logo, o tamanho normal. É relativamente comum que a menstruação atrase no primeiro ciclo sem este anti concepcional. Muitas mulheres - que páram de tomar a pílula porque querem engravidar - ficam cheias de esperança, achando que estão grávidas... e depois têm uma grande decepção quando, dias mais tarde, a menstruação aparece.
[post_ads]
ESPERAR PELO MENOS UM CICLO NATURAL PARA PODER IDENTIFICAR OS DIAS FÉRTEIS
Como já dissemos inúmeras vezes aqui, só é possível engravidar durante o período fértil da mulher (para mais informações consulte: É possível engravidar fora do período fértil?). Por isso é que é tão importante calcular quais os dias férteis para engravidar. Sugerimos a leitura de:
Mas, para calcular o período fértil é necessário identificar primeiro o tamanho do ciclo. Para isso, a mulher deverá esperar, pelo menos, um ciclo menstrual natural (isto é, um ciclo completamente livre de pílula). Mas, em muitos casos, é necessário mais do que um ciclo para que tudo estabilize.
Por essa razão, nos primeiros ciclos após a paragem do anti concepcional, talvez seja mais fiável manter relações, em dias alternados, durante cerca de oito dias antes do dia previsto para a ovulação e até 6 dias depois, até ter certeza de que o tamanho do ciclo já estabilizou. Desta forma, abarcar-se-à um período maior de tempo, aumentando as hipóteses de acertar nos dias férteis.
Se não quer mesmo falhar, mantenha relações regulares (três vezes por semana) durante todo o
ciclo menstrual. Mas lembre-se: engravidar não é tão simples como se pensa e não é porque se mantêm relações durante o período fértil que se consegue, imediatamente, conceber um filho.
Recomendamos a leitura de:
Identificar o tamanho do ciclo menstrual
UM ERRO COMUM: CONTAR OS CICLOS EM QUE SE TOMOU A PÍLULA
Quando se toma a pílula todos os ciclos menstruais são regulares e têm 28 dias de duração. Mas este é um tamanho "fabricado". Por isso, quando se pára a pílula para dar início às tentativas de conceber um filho, não se devem considerar os ciclos em que se tomava este anti-concepcional. Apenas se devem considerar os ciclos após o término da toma. Só assim se estará a ter em conta a "verdadeira" informação para poder identificar corretamente os dias férteis..
Recomendamos a leitura de Erros na identificação do período fértil
ANTES DE DEIXAR DE TOMAR A PÍLULA
Deve consultar o seu médico antes de deixar de tomar o anti concepcional. É importante, antes de iniciar as tentativas para engravidar, realizar uma consulta pré-concepcional. Saiba mais em Consulta pré concepcional
É também muito importante tomar ácido fólico e iodo pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas para engravidar. Por isso, antes mesmo de deixar a pílula, fale com o seu médico para que este lhe possa receitar estes suplementos tão importantes para evitar casos de mal formações no tubo neural e assegurar o bom desenvolvimento do seu futuro bebé. Recomendamos a leitura de Vitaminas pré-concepcioanais e Quando começar a tomar ácido fólico?
É também muito importante tomar ácido fólico e iodo pelo menos dois meses antes de iniciar as tentativas para engravidar. Por isso, antes mesmo de deixar a pílula, fale com o seu médico para que este lhe possa receitar estes suplementos tão importantes para evitar casos de mal formações no tubo neural e assegurar o bom desenvolvimento do seu futuro bebé. Recomendamos a leitura de Vitaminas pré-concepcioanais e Quando começar a tomar ácido fólico?