Saiba tudo sobre testes de gravidez: quando deve fazer e como funcionam
O QUE É O TESTE DE GRAVIDEZ?
Hoje em dia, na farmácia e até mesmo em alguns supermercados, podem comprar-se, facilmente, testes que conseguem identificar uma gravidez com bastante eficácia.
COMO É QUE O TESTE DETECTA A GRAVIDEZ?
Quando uma mulher está grávida, o corpo produz uma hormona (hormônio) chamada Gonadotrofina Coriónica humana (HCG). O teste de gravidez de farmácia simplesmente deteta a presença ou não dessa hormona na urina.
Caso o teste detete a hormona o resultado é positivo (gravidez); se não deteta o resultado é negativo.
QUANDO FAZER UM TESTE DE GRAVIDEZ?
O teste deve ser feito com a primeira urina da manhã (pelo menos 6 horas sem urinar) a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Muitas marcas de teste de gravidez anunciam conseguir detetar a hormona mesmo antes do atraso menstrual. Mas muitas mulheres têm baixas concentrações de HCG nos primeiros dias de gravidez, pelo que, nessa situação, os resultados poderão não ser rigorosos. Recomendo a leitura de:
Nidação
O que é HCG
Nidação
O que é HCG
[post_ads]
OS TESTES DE GRAVIDEZ PODEM DAR FALSO NEGATIVO?
Sim, os testes podem dar "falso negativo". Se o teste for feito muito precocemente, numa altura em que ainda não seja possível detetar a hormona, o resultado do teste pode ser negativo, mesmo existindo uma gravidez.
OS TESTES DE GRAVIDEZ PODEM DAR FALSO POSITIVO?
Muito dificilmente os testes de gravidez dão falso positivo. Mas não é impossível; pode ocorrer nas seguintes situações:
- Em casos muito, muito raros, o corpo da mulher pode produzir a hormona HCG mesmo não estando grávida. Neste caso, também pode haver um falso positivo.
- Em algumas situações de tratamento de infertilidade, pode ser usada uma injeção de HCG pelo que o resultado também pode ser positivo, sem que haja ainda uma gravidez.
- O mau estado da embalagem (fora da validade ou mal lacrada) do teste pode comprometer o resultado.